Pular para o conteúdo

JOVENS DA ESTRUTURAL CONFECCIONAM PRODUTOS DE LÃ E OS PRESENTEIAM A IDOSOS DE ABRIGO

O grupo esteve no abrigo “Lar Francisco de Assis” para entregar os produtos

Um grupo de jovens integrantes de famílias da Cidade Estrutural beneficiadas pelas ações de assistência e educação da Associação Francisco de Assis (ASFA) realizou a confecção de produtos de lã visando fazer a doação dos mesmos a idosos de abrigo no Distrito Federal.

Jovens receberam apoio da ASFA para aprender a fazer crochê e doação de material

A idealizadora da ação foi a jovem Alecsandra Viana Costa, que pensou em ajudar pessoas idosas a se manterem agasalhados em tempos de chuva e frio. “Foi uma ideia que me veio de uma hora para outra e inspirada em uma situação particular minha, pois ganhei uns cachecóis um tempo atrás e eles têm me salvado na época do frio, pois minha imunidade é baixa. Então, pensei que se eu soubesse fazer esses produtos, doaria pra quem precisa. E aí, como conheço as meninas da Estrutural com quem estamos fazendo o trabalho voluntário na ASFA, achei que seria interessante unir o necessário ao agradável. Isso, porque tenho um carinho enorme por todas e sei que são almas gentis e topariam ajudar”, disse Alecsandra.

Com ideia e muitas mãos para fazer o trabalho de confecção dos produtos de lã, as jovens só precisavam de apoio para aprender a fazer crochê, além da doação dos novelos do material. Aí que entra a ASFA, ao dar esse apoio logístico (espaço físico para a ação de produção), de qualificação (disponibilizar voluntários para ensinar as jovens a fazer crochê) e material (com doação dos novelos de lã).

As jovens e outros voluntários conseguiram produzir conjuntos de gorros, cachecóis e sapatos de lã

Durante o processo de produção, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – que determinava uma série de restrições à aglomeração e em cumprimento às orientações dos especialistas sobre o isolamento social –, os trabalhos foram intensos. E a notícia de que havia um grupo de jovens produzindo materiais para doar ao abrigo chegou a outros integrantes da ASFA, que apoiaram o trabalho.

A ideia começou a se espalhar e outras pessoas, inclusive um grupo de São Paulo, decidiram se juntar às jovens para ajudar na confecção das peças. Ao final, as jovens e outros voluntários conseguiram produzir conjuntos de gorros, cachecóis e sapatos de lã para os 47 idosos do abrigo.

E no dia 15 de dezembro de 2021 um grupo formado por jovens e voluntários da ASFA esteve no abrigo “Lar Francisco de Assis”, localizado no Núcleo Bandeirantes (Distrito Federal) e deixou os produtos com os organizados do local, que os higienizaram – como determina os protocolos para evitar contaminações pelo novo coronavírus –, e entregaram aos destinatários.

Crianças do Coral Flores de Francisco cantam e encantam os idosos do abrigo “Lar Francisco de Assis”

Levaram também um lanche, água de coco (doado por um casal que sempre apoia essa visita ao Lar) e torta salgada – essa feita pelo mesmo grupo de jovens em uma oficina de culinária na própria ASFA. “Embora à distância, pudemos ver os idosos e enviar-lhes vibrações amorosas”, destacou uma das pessoas que participou da visita.

Histórico
Esse abrigo de Idosos “Lar Francisco de Assis” é visitado pela ASFA no período de Natal há alguns anos. Nessa atividade, após servir o lanche e entregar uma lembrancinha, as crianças do Coral Flores de Francisco (que é mantido e coordenado pela ASFA), cantam e encantam os idosos, conseguindo estabelecer um vínculo emocional e afetivo com pessoas de saúde frágil e carentes de atenção.

Fonte: Ascom ASFA