Cerca de 100 pessoas – entre jovens de famílias assistidas da Cidade Estrutural, convidados e voluntários -, participaram do II Piquenique Literário da Associação Francisco de Assis (ASFA), realizado no Parque Ecológico de Águas Claras, no Distrito Federal.
O evento literário – que ocorreu na manhã do domingo de 24/8/2025 -, contou com exposição de livros, roda de conversa com reflexões literárias e autoconhecimento, ações de incentivo ao hábito da leitura, brincadeiras com adultos e jovens, momentos de trocas de experiências e relatos sobre inspiração criativa na cultura.
Além do público que frequenta a ASFA, o II Piquenique Literário da entidade contou com convidados especiais do mundo dos livros. Participaram do evento a escritora, poeta e contadora de histórias, Marlete Magalhães; a escritora e psicanalista Márcia Lages; a escritora, poeta e contadora de histórias, Ana Beatriz Prado; a escritora, poeta e contadora de histórias, Adriana Araújo; o escritor e contador de histórias, Marco Antônio Araújo.

O II Piquenique Literário teve também a participação das mediadoras de biblioterapia, que são atividades ligadas ao uso de livros, poemas e outros textos como ferramenta para ajudar as pessoas a lidarem com problemas emocionais, psicológicos ou sociais. Essa atividade foi conduzida pelas convidadas Cristina Barbosa, Bárbara Melo e Maria Irani Alves, que fazem parte do grupo “Biblioamigas do DF”.
Houve ainda uma apresentação de trabalhos em arte e design de jovens de famílias assistidas pela ASFA na Cidade Estrutural. Os jovens do “Projeto EcoArt” falaram sobre a importância da iniciativa de empreender e a conscientização ambiental. Ao final, apresentaram produtos desenvolvidos nos encontros, que são copos plásticos reutilizáveis, com tampa e cordão. Esse produto tem como objetivo virar fonte de renda por meio do empreendedorismo do grupo.
Bolota
Um convidado de quatro patas também marcou presença no evento, o Bolota – um cachorrinho personagem do livro “Toninho e seu fiel amigo Bolota”. A obra surgiu a partir de um simples trabalho de escola quando a mãe Adriana Araújo e o filho Marco Antônio Araújo decidiram transformar em livro um material do menino, então com sete anos de idade, que participou do projeto Ciranda da Leitura em um colégio em Águas Claras.
Este foi o segundo livro publicado por eles e aborda a importância dos cuidados com os animais e a responsabilidade que é ter um bichinho, a partir das experiências de Marco Antônio com seu cãozinho, Bolota.
Interação e amizade
A segunda edição do Piquenique Literário da ASFA conseguiu ampliar a interação entre jovens e voluntários da entidade, bem como criou laços de amizade deles com os convidados – com base nas trocas e envolvimento das atividades culturais do evento. E tudo isso, regado a brincadeiras, alegria, comidas e bebidas.
E ao final daquela manhã no Parque Ecológico de Águas Claras os abraços e felicitações coroaram a festa literária que reuniu pessoas de realidades sociais diferentes, mas com conexão cultural e espiritual comum.
Acesse AQUI vídeo de abertura do II Piquenique Literário da ASFA.
Fonte: Ascom ASFA


