Crianças assistidas pela ASFA participaram de uma atividade cultural e educativa de “Contação de histórias”, em evento realizado em parceria com a Associação Viva e Deixe Viver – entidade de referência nacional para iniciativas sociais, ligadas a crianças e adolescentes.
Durante o evento, realizado em 20 de novembro de 2022, dentro das atividades festivas de preparação para o Natal da ASFA, os participantes ouviram histórias lúdicas e realistas, com ilustrações virtuais, musicais, livros, bonecos, bem como puderam interagir com os voluntários da Associação Viva e Deixe Viver para a compreensão das mensagens edificantes repassadas pelo grupo.
Integrantes da ASFA, com destaque para Diretoria de Estudos e de Educação e Cultura, participaram ativamente da organização da atividade, bem como também interagiram com as crianças das famílias assistidas no repasse de conteúdos e mensagem edificantes, que possam elevar os níveis de compreensão da realidade e fomentar o desenvolvimento emotivo e intelectual, contribuindo para a formação de cidadãos e cidadãs participativos na resolução dos problemas da comunidade onde vivem.
Benefícios
De acordo com a Associação Viva e Deixe Viver, contar histórias e brincar trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento do ser humano, a exemplo de: estreita os laços de afeto com seus familiares e educadores; estimula a criatividade e a imaginação; desperta o hábito da leitura; amplia o vocabulário e repertório visual; traz desenvolvimento cognitivo e emocional; é momento de lazer e diversão; gera memória afetiva; produz conhecimento.
A defesa destes benefícios é feita pela entidade, que desde 1997 seus voluntários contadores de histórias prestam serviço gratuitamente em hospitais, casas de assistência a jovens e idosos. Atualmente, mais de mil voluntários atuam em diversas cidades de alguns estados do Brasil, buscando cumprir a missão da instituição, que é: “Por meio da arte de contar histórias, formamos cidadãos conscientes da importância do acolhimento e que produzem bem-estar a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto”.
Em Brasília, a Associação Viva e Deixe Viver está presente desde 2006. Saiba mais sobre a entidade em sua página na internet – https://www.vivaedeixeviver.org.br/
Fonte: Ascom ASFA