Pular para o conteúdo

Nossos Projetos

Veja abaixo a lista de projetos e eventos periódicos que a ASFA organiza e venha fazer parte dessas ações!

Projetos Contínuos

Evangelização

Evangelização no Pátio

Nessa atividade, a ASFA busca transmitir valores cristãos, com base na Doutrina Espírita, por meio de aulas de evangelização, com contação de histórias, teatro, disponibilização da biblioteca, incentivo às artes, oficinas diversas – especialmente com material reciclado. A programação prevê também dias festivos, a exemplo de: Aniversário da ASFA, Dia da Família, Dia da Saúde e da Beleza, Dia do Livro, Festa do Chico Bento.

Os encontros ocorrem semanalmente, na sede da ASFA. Nas manhãs de domingo, a partir das 8h30, tem aplicação de passes, lanche, alegria cristã, atividades de evangelização em sala, ações coletivas e encerrando com almoço. Já nas noites de quartas-feiras, a ASFA recebe também crianças, jovens e adultos, com chá e biscoito, seguido de uma conversa fraterna sobre o Evangelho de Jesus, encerrando a atividade com caldo.

Visita às famílias

Trata-se de visitas as famílias para fortalecer vínculos, realizando o Evangelho no Lar e estimulando o progresso espiritual, material e intelectual. Foi com esse projeto que a ASFA iniciou seus trabalhos na Cidade Estrutural.

Luz e Paz na Rodoviária

 

Neste projeto. a ASFA interage com pessoas em situação de rua, especialmente na rodoviária do Plano Piloto, buscando criar vínculos de amizade e confiança, para sugerir o resgate da cidadania, da saúde, da família. A abordagem aos moradores é feita pelo oferecimento de sopa e pão e, nas noites frias, cobertores. Esse trabalho acontece semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 22h30.

Aprender e crescer com Francisco

ASFA, neste projeto, recebe amorosamente as crianças com um lanche, seguido do momento de alegria cristã. Na sequência, são elas distribuídas em salas de aula – de acordo com o nível de dificuldade apresentado. Essa distribuição baseia-se no teste individual, realizado para identificação das deficiências na leitura e na escrita – base para o aprendizado das demais matérias. Assim, vão elas vencendo os impedimentos do aprendizado, em atividades que ocorrem todas as manhãs de sábado, a partir das 8h30.

Aprendendo para vida

Aprendendo pra vida

Nesta ação, a ASFA recebe as mães para realização de oficinas variadas, a exemplo de: artesanato, culinária, costura. Além de proporcionar aprendizado para geração de renda, esses encontros são muito valorizados pela convivência amorosa e educativa para todos, pois trabalhadores e participantes são muito beneficiados. Durante as atividades com as mães, suas crianças recebem assistência de outros voluntários com atividades lúdicas. O trabalho é encerrado com lanche e muita alegria toda tarde de segunda-feira, das 14h às 16h30.

Roda de Gestantes Luzes da Estrutural

A ASFA se organiza para receber, nas manhãs de sábado, gestantes cadastradas no projeto, cujo objetivo é oferece-lhes apoio e empoderamento em conversas sobre: concepção, gestação e espiritualidade, parto, amamentação, cuidado com o bebê, nutrição materno infantil (sem a pretensão de substituir o serviço médico e o pré-natal). Ao final da gestação, a mães recebem o enxoval para o bebê. A atividade já está ocorrendo por meio virtual, na impossibilidade de encontro presencial que estamos vivendo.

EVENTOS Periódicos

Passeio no club

Passeio ao Clube

A ASFA realiza anualmente um passeio para de integração e divertimento de todos os frequentadores da entidade. Essa atividade acontece com a ajuda de parceiros, a exemplo do “REAL EXPRESSO”, que sempre fez o transporte das famílias nos passeios da ASFA, e dos clubes, que recebem o grupo, além de colaboradores diversos que fazem o evento acontecer. É um dia muito esperado, pois proporciona alegria, brincadeiras diversas, banho de piscina, andar no parque, sorvetes, lanches e refeições.

Dia do Cinema

Dia do CinemaA ASFA proporciona a experiência de “Dia do Cinema” em parceria com o Cine Cultura, quando crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de assistir a um filme educativo e, assim, vivenciar emoções e aprender num ambiente de cinema. Tudo isso com direito a pipoca!

NatalFestas de Natal

A ASFA realiza duas Festas de Natal no início de dezembro, finalizando as atividades do ano. No primeiro domingo, é festejado o Natal junto com outras instituições, todas convidadas a compartilhar a festa do Grupo Assistencial Francisco de Assis (GASFA), no Paranoá. É um verdadeiro parque infantil: brinquedos infláveis, cama elástica, jogos diversos, pintura de rosto, oficina de flores, música, além da distribuição de sanduíches, refrigerantes, algodão doce, picolé.

No domingo seguinte, a Família ASFA se reúne para um almoço festivo, precedido da apresentação de peça teatral e do Coral da ASFA “Sementes de Francisco”, entre outras atrações. O dia termina com uma visita da ASFA em cada casa, levando presentes doados pelos padrinhos das crianças: uma roupa completa e brinquedos. Na véspera de Natal cada família recebe uma cesta básica, frango e panetone.

 

Cinedebate

Cinedebate - Cine Brasília

Esse é um evento importante para a ASFA, pois dá oportunidade de divulgar o Espiritismo também para pessoas não espíritas e de arrecadar fundos para manutenção da casa. É um evento tradicional na cidade de Brasília (DF), com destaque para a mobilização de pessoas (voluntários e público), destaque na mídia e no movimento espírita, bem como na arrecadação de recursos.

O Cinedebate é dividido em duas partes: primeiro é exibido o filme escolhido – que leva a questionamentos a serem esclarecidos pela Doutrina, a exemplo da perda de pessoas amadas; sofrimento; violência; mortes coletivas; eutanásia. Após o coffee break, é realizada a segunda parte do evento – um amplo debate, a partir das perguntas do público que são respondidas pelos debatedores convidados especiais do Movimento Espírita.

O primeiro Cinedebate ocorreu no ano 2000, no antigo Cine Márcia, no Shopping Conjunto Nacional, com objetivo de arrecadar fundos para ampliar uma Creche em Uberaba (MG). O evento foi um sucesso, pois os ingressos esgotaram três dias antes. O público continuou prestigiando a ideia, levando os organizadores a manter o evento anualmente. Com a criação da ASFA, em 2008, a diretoria assumiu a gestão do Cinedebate e a mantendo daí pra frente.

Cine Live Debate

Com esse evento, a ASFA dá início a um novo ciclo de Cinedebate. Após 20 anos ininterruptos de realizações do evento em lugares públicos, a Associação inova apresentando sua versão virtual – atendendo às exigências de distanciamento social, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)

Assim, o debate, as análises e comentários aprofundados sobre a temática do filme não deixarão de acontecer, mantendo a oportunidade ao público, agora ampliado para além das fronteiras do Brasil, de encontrar respostas e esclarecimento no Espiritismo, o CONSOLADOR PROMETIDO POR JESUS.