Pular para o conteúdo

Trama do filme “Somos Todos Iguais” é tema de debate virtual inter-religioso para arrecadar fundos a famílias carentes

A trama do filme “Somos Todos Iguais” – que conta a história de luta de uma mulher religiosa contra um grave câncer, ao mesmo tempo que busca salvar seu casamento e ajudar pessoas carentes -, serviu de base para um debate virtual inter-religioso, que objetivava arrecadar fundos para famílias carentes da Cidade Estrutural, no Distrito Federal.

O evento foi realizado no dia 21 de novembro de 2021, a partir das 16 horas, com transmissão pelas redes sociais da Associação Francisco de Assis (ASFA), que já o promove há duas décadas – embora em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a entidade o faz de forma virtual, em respeito às restrições de aglomeração e em cumprimento às orientações dos especialistas sobre o isolamento social.

O Cine Live Debate Inter-religioso se inspirou na trama do filme “Somos Todos Iguais” para explorar, analisar e entender os diversos aspectos do cotidiano das pessoas em lutam para superar dificuldades, manter um relacionamento, ser fraterno e poder ajudar os mais carentes. Associando isso, com aos discursos, aos conteúdos e preceitos das diversas denominações religiosas. Participaram do debate especialistas, palestrantes e integrantes de religiões – a exemplo do catolicismo, evangelismo, espiritismo.

Acesse AQUI a íntegra do Cine Live Debate Inter-religioso 2021 da ASFA.

O filme “Somos Todos Iguais” (disponível no Netflix, Amazon Prime Video e no Youtube) conta a história de Deborah Hall, uma mulher muito religiosa que está lutando contra um grave câncer. Ela é casada com Ron, um negociante de arte reconhecido internacionalmente. O casamento está em crise. Mesmo com a doença e a crise conjugal, Deborah leva Ron a ajudá-la em um abrigo que ela trabalha como voluntária. Desta forma, vão se envolvendo com as atividades e moradores do lugar. O filme tem vários dramas interligados, como o preconceito racial e social, os relacionamentos entre pais e filhos e entre marido e mulher.

Confira AQUI o trailer do filme “Somos Todos Iguais”.

Participantes
1 – Mediador André Siqueira (DF): Um dos diretores da Federação Espírita Brasileira (FEB). Em 1996, publicou um dos primeiros sites espíritas no Brasil. Desde 1979 atua como evangelizador e coordenador de grupos de estudos sistematizados do Espiritismo. Tem mantido uma agenda de palestras sobre a temática espírita por todo o país. É servidor público federal no Banco Central do Brasil, professor em diferentes cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Senso e cooperador do Espiritismo.Net desde 2001;

Capa de divulgação do Cine Live Debate da ASFA

2 – Palestrante Espírita Severino Celestino (PB): escritor e palestrante. É Professor de Ensino Superior na Universidade Federal da Paraíba. Ex-seminarista, é pesquisador do hebraico e das religiões, principalmente o judaísmo, conteúdos divinos da Bíblia em sua língua original, o hebraico. Espírita há mais de 20 anos, estudou toda a obra de Kardec e pesquisadores contemporâneos, relacionando o Espiritismo com a Bíblia. Apresentador do programa “Abrindo a Bíblia”, pela Rede Boa Nova de Rádio, e do programa “Abrindo a Bíblia”, na TV Mundo Maior;

3 – Diácono Nelson Águia (RJ): Diácono da Igreja Católica. Membro da Comissão da Arquidiocese do Rio de Janeiro para o Diálogo Inter-Religioso. Conselheiro e ex-presidente do Conselho Estadual de Promoção da Liberdade Religiosa do Estado do Rio de Janeiro (Coneplir). Professor da Escola dos Diáconos para a matéria do Diálogo Inter-Religioso. Formado em Direito, Teologia e Filosofia;

4 – Pastor Milton Marques (MS): pastor da Clínica da Alma MS, instituição que trabalha no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e com dependência química;

5 – Pastor Silas Esteves (RJ): Pastor-presidente do Ministério Betesda em Niterói (RJ). Membro da Missão Somos Um – unidade dos Cristãos. Membro da Comissão Diálogo & Paz, grupo inter-religioso criado pelo Cardeal do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta. Teólogo – estudioso das raízes judaicas do Cristianismo;

6 – Irmã Aíla Pinheiro (PE): possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (CE), Bacharelado em Teologia, Mestrado e Doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Atualmente é professora da Sagrada Escritura na Universidade Católica de Pernambuco (PE).

ASFA
A Associação Francisco de Assis (ASFA) é uma entidade sem fins lucrativos, com sede na Cidade Estrutural, e tem por objetivo a prática da caridade cristã, buscando desenvolver o homem e a mulher como seres integrais, resgatando a dignidade da pessoa humana por meio de projetos que valorizem o crescimento espiritual, social e cultural.

A ASFA iniciou seus trabalhos no ano de 2008, já na Cidade Estrutural, a partir do esforço de um pequeno grupo de pessoas que possuíam como objetivo a prática do bem em benefício das famílias dessa localidade.

Atualmente, a ASFA conta com diversos associados e colaboradores, entre trabalhadores voluntários e instituições parceiras, que auxiliam em atividades de transmissão de valores cristãos à luz da Doutrina Espírita, incentivo à leitura e às artes, acesso ao livro, conscientização sobre direitos e deveres do cidadão, noções de higiene e cuidados com o meio ambiente.

Serviço:
O quê: Cine Live Debate Inter-religioso sobre o filme “Somos Todos Iguais”
Quando: 16 horas do dia 21 de novembro de 2021 (horário de Brasília / Brasil)
Onde: Canal da ASFA no Youtube

Fonte: Ascom da ASFA